Menu

Adutora que levará água para Quixeramobim está 90% concluída

Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a instalação da adutora de engate rápido que oferecerá socorro hídrico a Quixeramobim a partir do Açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú, prossegue em ritmo avançado e está quase pronta.
Com extensão de 60,1 quilômetros de dutos, a Adutora já está com cerca de 90% das obras concluídas, e deverá levar, além da água, o alívio para as famílias de Quixeramobim.
Apenas alguns pequenos trechos, uma estação de bombeamento e uma extensão da área urbana, até a Estação de Tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Quixeramobim precisam ser concluídos.
A estiagem que se estende à Quixeramobim afetou diretamente o abastecimento local. As recentes chuvas não foram suficientes para recarregar o principal reservatório da cidade e o maior Açude, o Fogareiro, também não obteve volume considerável e atualmente apresenta 0,1% de sua capacidade.
“Também criamos um sistema de bombeamento de água do subsolo do Açude Quixeramobim. Uma inovação hídrica para momentos de emergência”, disse o prefeito Cirilo Pimenta.
Para evitar colapso, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado perfuraram mais de 100 poços profundos. Também foram instalados chafarizes, cerca de 40, nos bairros onde há dificuldade da água chegar às torneiras.