Menu

Carnaval de Senador Pompeu, no Ceará, resgata cultura popular

Carnaval Senador Pompeu (Foto: Divulgação)O município de Senador Pompeu, localizado a 275 quilômetros de Fortaleza, realiza neste sábado (6) o tradicional Carnaval de Folias e Máscaras.
A programação do evento conta com um cortejo multicultural, a partir das 8h30, com concentração na Avenida Francisco França Cambraia, ao lado da Igreja de Fátima, seguindo até o Ginásio Municipal, onde será realizada a apresentação das agremiações carnavalescas e encerramento com uma charanga. Para os idosos, está previsto um baile de carnaval nos moldes tradicionais. A programação é gratuita.

O Carnaval de Folias e Máscaras tem como atrações os bonecos gigantes do município, que neste ano prestam homenagem aos famosos personagens da cultura popular Mateus e Catirina. Além deles, também se apresenta uma das escolas de samba mais antigas do Ceará, Unidos do Morro de Barbalha, com suas passistas e destaques. Já a música fica por conta das orquestras de fanfarras e frevos, como a Fanfarra Filgueiras de Nova Olinda, e o Maracatu Estrela de Ouro da Cidade de Canindé.

A população do município também poderá conferir a exposição fotográfica Memórias do Carnaval, aberta à visitação na Praça da Juventude, na sexta-feira (5), a partir das 19 horas.

O evento visa a valorização das tradições e das festas populares e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu e do Governo do Estado do Ceará, com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), através da Secretaria de Estado da Cultura do Ceará, por meio do X Edital Carnaval do Ceará.

Programação:
Sexta- Feira (5)
19 horas – Exposição Fotográfica “Memória do Carnaval”
Local: Praça da Juventude de Senador Pompeu

Sábado, 6 de fevereiro de 2016
8h:30 – Cortejo Multicultural
Local: Saindo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima

10h:30 –  Apresentação de Agremiações Carnavalescas;
Ato de Coroação do Maracatu Estrela de Ouro
Baile e Folia com Charangas Carnavalescas
Local: Ginásio Municipal

14:30h – Carnaval da Saudade
Local: Ginásio Municipal – parceria com a Secretaria da Ação Social e programas sociais do município