Menu

Comissão do Banco Mundial visita Quixeramobim para discutir implantação de projeto voltado à convivência com a seca

 No último dia 08 de junho, foi realizada a abertura da Programação de Ampliação do Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Respostas às Secas no Estado. A iniciativa faz parte da missão do Banco Mundial com o Governo do Estado.
A Missão do Banco em Quixeramobim teve início nesta segunda-feira, 13, e seguirá até esta quarta-feira, 15. Ao longo da semana, serão definidas estratégias e encaminhamentos para a implementação dos Planos a serem elaborados de forma participativa em seis Municípios do Estado com inclusão dos territórios rurais até o ano de 2017.


A comissão é coordenada por Pablo Valdívia, além de Brenda Mendieta, ambos da Nicarágua e Adriana Basualdo, da Argentina. O coordenador da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural – CEDR, Josias Farias, também veio de Fortaleza acompanhando a comissão.

O prefeito Cirilo Pimenta e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Antônio Célio de Oliveira, o Celinho, recepcionaram a comitiva na noite do último domingo, 12, quando na ocasião tiveram a oportunidade de acompanhar parte da programação alusiva aos festejos do Padroeiro do município.
“Estamos fornecendo um programa de assistência técnica para preparação de um plano de resposta para seca com foco na agricultura. É uma decisão que foi feita em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Eles pegaram as informações dos municípios mais vulneráveis e eles decidiram que seriam bom começar com Quixeramobim para depois ter a oportunidade de replicar para outros municípios”, disse o coordenador da missão, Pablo Valdívia.


Nesta segunda-feira, 13, a comitiva esteve nas comunidades de Poço Grande, Carqueja, Canaã e Vale do Forquilha. Este último é o local onde está situado o inovador Projeto Pingo D’água.
Nesta terça-feira, será realizado durante todo o dia uma oficina com diversas instituições convidadas na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e contará com a participação da chefe do Núcleo de Meteorologia da FUNCEME, Meiry Sakamoto.

A visita se encerra na quarta-feira, 15, quando será realizada uma visita ao Radar Meteorológico, na Serrinha de Santa Maria e também à Fazenda Normal.

“É uma grande conquista para Quixeramobim. Esse grau de união que tem entre a Secretaria da Agricultura e as outras instituições foi o que levou eles virem para cá”, avaliou o secretário Celinho.