Menu

SECA - Moradores da cidade de Orós protestam contra a liberação de água para Fortaleza



Moradores da cidade de Orós (410 km de Fortaleza), realizaram na manhã desta quarta-feira (16) uma manifestação, na ponte da cidade, contra a abertura das comportas do açude da cidade, para a liberação de água para a capital, Fortaleza.

A manifstação se deu por conta de boatos de que a água que poderia ser retirada do açude não seria para consumo humano e sim para empresas e fazendas da Capital. Os moradores alegam que correm o risco de ficarem sem água, caso a liberação ocorra.

Seca

A falta de água não atinge somente Fortaleza, de acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 131 açudes monitorados estão com menos de 30% da capacidade máxima. Outros 42 estão no volume morte e 38 completamente secos. Os dados mostram que o estado do Ceará vive a pior seca dos últimos 90 anos.

Lista dos açudes com volume morto:


Batente, Broco, Capitão Mor, Castro, Catucinzenta, Cipoada, Ema, Farias de Sousa, Flor do Campo, Fogareiro, Forquilha, Frios, Gerardo Atimbone, Jaburu II, Jatobá, Jatobá II, Jenipapeiro, Jenipapeiro II, João Luís, Macacos, Martinópole, Monsenhor, Tabosa, Parambu, Penedo, Pentecoste, Pesqueiro, Poço ds Pedra, Poço do Barro, Pompeu Sobrinho, Riacho da Serra, Riacho do Sangue, Rivaldo de Carvalho, Santo Antônio, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Domingos II, São José II, São José III, Sítios Novos, Sucesso, Tejuçuoca, Várzea da Volta e Várzea do Boi.

Lista dos ançudes secos:

Adauto Bezerra, Amanari, Barra Velha, Barragem do Batalhão, Bonito, Canafístula, Carão, Carmina, Carnaubal, Cedro, Cumpim, Desterro, Escuridão, Faé, Favelas, Forquilha II, Jerimum, Madeiro, Monte Belo, Nova Floresta, Pau Preto, Pirabibu, Potiretama, Premuoca, Quixabinha, Quixeramobim, Salão, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Russas, São Domingos, São José I, São Mateus, Serafim Dias, Sousa, Trapiá II, Trici, Umari, Vieirão.

Por Layanna Vasconcelos