Menu

CENTEC/FATEC-SC, realizam a I Trilha Ecológica em Quixeramobim-CE

 No último sábado dia (10/06/2017) o Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará – centec, POR MEIO DA Faculdade de Tecnologia FATEC Sertão Central. Realizou a I TRILHA ECOLÓGICA em alusão a semana Nacional do Meio Ambiente, que este ano teve como tema conectando pessoas com o meio. O evento contou com a presença de professores, funcionários, alunos e a comunidade em geral.
Tendo inicio as 07:30 e com a caminha pela fazenda escola/experimental.


Foi abordado que a estação meteorológica automática (EMA) do Instituto Nacional de meteorologia (INMET), LOCALIZADA NO Município de Quixeramobim (MAIOR SERIE HISTÓRICA DO NORDESTE), coleta de minuto em minuto, as informações meteorológicas (TEMPERATURA, UMIDADE, PRESSÃO ATMOSFÉRICA, PRECIPITAÇÃO, DIREÇÃO E VELOCIDADE DOS VENTOS, RADIAÇÃO SOLAR) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do INMET, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados. Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente para toda a sociedade, em tempo real, através da internet (http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php).



Fonte: INMEThttp://www.inmet.gov.br/portal/css/content/topo_iframe/pdf/Nota_Tecnica-Rede_estacoes_INMET.pdf Acesso em: 08/06/2017.


Foi também abordado características botânicas origem distribuição geográfica e importância econômica das seguintes plantas nativas do bioma da Caatinga:
1.    JUREMA PRETA/Mimosa hostilis Benth. (Prof.Dr. Rildson Fontenele),
2.    SABIÁ/Mimosa caesalpinifolia (Profa. MSc. Cristiane Aires),
3.    PAU BRANCO/Auxemma oncocalyx (Prof.Dr. Rildson Fontenele),
4.    JUAZEIRO/Ziziphus joazeiro (Profa. Esp. Nira Pinheiro)
5.    ANGICO/Anadenanthera colubrina (Prof. Dr. Jardel da Paixão)


A ideia é que essa atividade se torne uma pratica dentro do calendário da faculdade e ocorra nos anos seguintes.